terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Valores Quebrados nos Supermercados - A Quem Interessa ??

     Hoje eu estou aqui para falar de - mais - uma das vergonhas nacionais: os valores quebrados usados nos preços de bens de cosumo nos supermercados.
     É impressionante a falta de vergonha, a cara de pau das redes de supermercados, em insistirem em aplicar um truque tão velho quanto cagar de cócoras, para roubar descaradamente a população que todos os dias lotam suas redes Brasil afora.
     Hoje eu me irritei sobremaneira com isso porque esse é um tipo de assalto silencioso, sem usar de violência ou qualquer tipo de arma, seja ela branca ou de fogo, e que rende milhões por anos para as grandes redes.
     Fui ao supermercado hoje para comprar um moijo. Ok o produto custava R$ 0,73. Na minha frente, um senhor acabara de passar suas compras e seu total perfez R$ 25,48. Bom, só pra vocês entenderem do que estou falando, em menos de um minuto, o caixa registrou um "extra" de R$ 0,04. Alguém poderia me dizer: pô ce tá de sacanagem ! Reclamar de quatro centavos ? Bom, agora façamos as contas.
     Durante vários anos eu fui caixa de uma das maiores instituições financeiras do país (não vou dizer o nome porque se fizer propaganda vou ter que cobrar cachê, e caro pois sou um cara público) e eu sei muito bem como são as regras. Se no final do dia faltar dinheiro no seu caixa você paga do próprio bolso mas se sobrar, esse dinheiro é recolhido para a instituição. Com os supermercados também não é diferente, ou seja, se ao final do dia o caixa sobrar 20 reais, esse dinheiro será recolhido para a empresa.
     Mas eu falava sobre a conta. Vamos fazer uns cálculos matemáticos. Suponhamos que um determinado supermercado tenha 10 caixas trabalhando em dois turnos, manhã e tarde/noite, o que significa 20 caixas. Suponhamos que cada um desses caixas atenda por dia 200 pessoas. Suponhamos que de cada 200 pessoas, 100 deixem pra trás, R$ 0,03, esse caixa no final do dia vai contabilizar 3,00 reais de sobra, multiplicado pelos 20 caixas serão, R$ 60,00, isso em um único dia, seix vezes por semana serão, R$ 360,00, em um ano, R$ 4.320,00. Eureka! Esse foi o dinheiro roubado de você cliente que normalmente não se importa em deixar pra trás 2 ou 3 centavos para não ser indelicado.
     Agora vamos supor que essa rede de supermercados tenha 10 lojas (pequena rede), serão, R$ 43.200,00. Se for uma rede grande como o Pão de Açucar por exemplo com centenas de lojas...
     Eu queria registrar aqui uma coisa. Durante muitos anos morei na Europa e lá a prática de preços não é diferente das daqui, assim comos nos EUA e na Asia. Alías, isso é uma estratégia de marketing que funciona como uma espécie de "ilusão de ótica". Até aí tudo bem a diferença é que, lá, de você comprar um produto que lhe custou 0,18 cents por exemplo, o caixa vai lhe devolver 0,02 cents de troco, o que nunca acontece por aqui.
     A pergunta é simples: Porque então não se arredonda os valores? Em vez de 0,73, coloque 0,70 ou 0,75? Porque dessa forma não existe o lucro não contabilizado. Mas olha, que é uma vergonha isso é! Com a palavra a associação de Supermercados, Ministérios e afins porque o povo não aguenta mais ser surrupiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário